terça-feira, 14 de julho de 2009

E agora Angola?

Em todas crises devemos e podemos tirar várias lições. No caso concreto de Angola, a principal lição é que sem o petróleo, ficamos reduzidos a muito pouco.
Vejamos, o economista Gazel chefe do Banco Mundial, alerta que a economia angolana irá “sofrer uma contração em 2009, pela primeira vez nos últimos anos, devido ao recuo "dramático" das receitas petrolíferas”. Aliás esse facto ficou evidente já em 2008 com uma queda nominal do PIB que rondou os 17%.Com a continuação da quase depressão mundial para 2009 e talvez 2010 dificilmente os preços de barril de petróleo atingiram valores outrora conseguidos, consequentemente, verificar-se-á o declínio dramático esperado nas receitas petrolíferas, logo teremos os ajustes orçamentários que deverão resultar num abrandamento (que pode ser significativo) no crescimento do sector não - petrolífero.

segunda-feira, 13 de julho de 2009

DOLARIZAÇÃO DA ECONOMIA ANGOLANA

a “dolarização” trouxe muito mais prejuízos do que benefícios, principalmente porque tem “alimentado” a economia paralela que tanto prejudica os cofres do estado angolano. Por conseguinte, a médio prazo podemos acreditar na diminuição significativa da “dolarização” da economia angolana, já que, cada vez mais os angolanos começaram a usar a sua moeda, a moeda nacional.
Outro dado significativo é a evolução do Produto Interno Bruto de Angola. Em 2003, um ano depois da paz, rondou os 3%, depois em apenas mais um ano passou para os 11% e até à grande crise mundial declarada em 2008, Angola teve um crescimento do seu PIB a girar nos 20%. No entanto, apesar da severa hecatombe financeira no mundo, PIB angolano cresceu cerca de 8% em 2008 e continuará a crescer (menos) em 2009, contrastando por exemplo com o brutal decréscimo para valores negativos do PIB dos EUA, Japão e EU.

quinta-feira, 9 de julho de 2009

O Futuro de Angola é hoje!

Angola finalmente encontrou o seu caminho, caminho esse que todos os angolanos ansiavam há muitas décadas. O crescimento económico é verdadeiramente incrível, é referenciado como dos maiores do mundo. A partir da paz assinada a 4 de Abril de 2002, iniciou-se a revolução económica, financeira e social de Angola. Por exemplo a inflação começou a baixar, em 2003 atingia os 98% e em apenas cinco anos quedou-se para valores a rondar os 10%. Um feito notável!